SÚMARIO

Anais do V Colóquio sobre o Ensino de Artes e I Encontro regional da FAEB com ISSN 2179-5452


SUMÁRIO DOS TRABALHOS:

 

1.“INTER(AÇÕES)  EM TEMPOS DIGITAIS: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE”  p. 01 a 16.

Beloní Cacique Braga
Katyúscia Sosnowski
Marília Schmitt Fernandes

2. “RELATO PROJETO CÉLULA: GRAVURA NA ESCOLA” p. 17 A 30.

Iriana Vezzani

3. “A REPERCUSSÃO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ARTES VISUAIS / LICENCIATURA - 2004: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL”  p. 31 a 39.

Leila Adriana Baptaglin

4. ”LABORATÓRIO INHOTIM, BRUMADINHO: A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO CRÍTICO E POÉTICO EM TORNO DA CIDADE E DO MUSEU”  p.40 a 49

Maria Eugênia Salcedo Repolês

5. MUSICALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE – p. 50 a 62

Sônia André Cava De Oliveira

6. ”ESCOLA MODERNA DARIO VELLOZO: FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA”  p. 63 a 72

Rossano Silva

7. ”A EXPRESSÃO VISUAL DO AFETO”  p.73 a 83

Richard Perassi Luiz De Sousa.

8. ”ESPAÇO CULTURAL UNESC E AS EXPOSIÇÕES DO PROJETO MOSTRANDO A CARA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO/REFLEXÃO - FRUIÇÃO/APROPRIAÇÃO NO CURSO DE ARTES VISUAIS”  p.84 a 90

Amalhene Baesso Reddig
Aurélia Regina de Souza Honorato

9. “ARTE E INCLUSÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? “ p. 91 a 99

Tatiana dos Santos da Silveira
Jilianne Fischer
Cinara Marli da Cunha

10. “DIADEMA E O DILEMA DOS ANOS 1990: O ENSINO DO TEATRO NA DEMOCRATIZAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS CONTRA A VIOLÊNCIA”  p.100 a 108

Cléber Pereira Borges
Márcia Pompeo Nogueira

11. “IDENTIDADES NAS AULAS DE ARTES VISUAIS – UMA PROPOSIÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. ARTE NAS ESCOLAS E INTERDISCIPLINARIDADE”  p. 109 a 116

Josieli Tamaris Sangalli
Marilda Oliveira de Oliveira

12. “LEITURA SEMIÓTICA DE UMA ESTAMPARIA”  p 117 a 127

Sandra Conceição Nunes

13. “ARTE E IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR” p. 128 a 134

Cinara Marli da Cunha

14. ”SOL E LUA: CASAMENTO POSSÍVEL? REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DA CRIATIVIDADE NA PSICANÁLISE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE” p. 135 a 144

Inês Maria M. Z. Pires de Almeida

15. “A FORMAÇÃO DE ARTE EDUCADORES PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL” p. 145 a 155.

Janaína Mota
Inês Maria M. Z. Pires de Almeida

16. “ESTÁGIO JUNINO I: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CULTURAL APLICADA NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO I ARTES PLÁSTICAS” p.156 a  164

Izabel Mota Costa
Andrea Pessutti Rampini

17.”REFLEXOS DA FIGURA HUMANA: UMA EXPERIÊNCIA NO SEJA” p 165 a 176
 
Alenir Fernandes de Souza Dalpiaz
Silemar Maria de Medeiros da Silva
Amalhene Baesso Reddig
Gabriela Baesso Nola

18.”PROCESSOS EDUCATIVOS EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS – A MEDIAÇÃO COMO FORMA DE ARTE-EDUCAÇÃO” p. 177 a 186.

Júlia Rocha Pinto

19. “AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS: DA JANELA DA ALMA AO CIBERESPAÇO” p. 187 a  195

Daniele Quiroga Neves

20. “QUANDO O TEATRO É SIGNIFICATIVO PARA OS ADOLESCENTES?” p. 196 a 205.
 
Wellington Menegaz de Paula

21. “A EXPERIMENTAÇÃO DE DANÇA-TEATRO SEGUNDO LABAN E PINA BAUSCH NO ENSINO MÉDIO” p. 206 a 215.
 
Michelle dos Santos Lomba

22. “A CORPOREIDADE NA ESCOLA: PROJETO COM JOGOS TEATRAIS” p. 216 a 225.
 
Ângela Balzano Neves

23. “ARTE E CIÊNCIA: POSSIBILIDADES DE REAPROXIMAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE” p. 226 a 238.
 
Josie Agatha Parrilha da Silva
Marcos Cesar Danhoni Neves

24. “REVERSIBILIDADE ENTRE DIREITO E AVESSO: EDUCAÇÃO E TEATRO” p. 239 a 245.

Mariene Hundertmarck Perobelli

25 “.DESENHO-PINTURA – MEMÓRIA, EXPERIÊNCIA E CORPO INFANTIL NO CHÃO DA ESCOLA ARTE, EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL” p. 246 a 256.

Maristani Polidori Zamperetti

26. “INCLUSÃO DIGITAL: ARTE, EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA” p. 257 a 263

Shirleine Angelo Gomes
Diego dos Passos Miranda

27. “FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE” 264 a 273

 
Adriane Cristine Kirst
Cristiane Higueras Simó
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva